Biologia RNA

RNA

O RNA (ácido ribonucleico) é uma molécula responsável pela síntese de proteínas das células do corpo. Sua principal função é a produção de proteínas.

Por meio da molécula de DNA, o RNA é produzido no núcleo celular, sendo encontrado também no citoplasma da célula. A sigla de RNA vem da língua inglesa: RiboNucleic Acid.

Estrutura do RNA

RNAFórmula estrutural da molécula de RNA

A molécula de RNA é composta por ribonucleotídeos, os quais são formados por uma ribose (açúcar), um fosfato e as bases nitrogenadas.

As bases nitrogenadas são classificadas em:

  • Adenina (A) e Guanina (G): purinas
  • Citosina (C) e Uracila (U): pirimidinas

Tipos de RNA

  • RNA Ribossômico (RNAr): recebe esse nome pois é o principal constituinte dos ribossomos. Ele possui o maior peso, sendo o principal responsável pela síntese de proteínas.
  • RNA Mensageiro (RNAm): junto ao RNA ribossômico, ele auxilia na síntese de proteínas, orientando a ordem dos aminoácidos para a formação proteica. Ele é responsável por levar do núcleo celular até o citoplasma as informações genéticas recebidas do DNA. Seu peso é menor que o RNA ribossômico.
  • RNA Transportador (RNAt): seu nome já indica que sua função é transportar as moléculas de aminoácidos que serão utilizados na síntese de proteínas. Ele transporta essas moléculas até os ribossomos, local em que se unem e formam as proteínas. Comparado com os outros, este possui o menor peso.

RNA Polimerase

O RNA polimerase é o nome da enzima que auxilia na catalisação da síntese do RNA. A partir de uma molécula de DNA ela é formada por um processo chamado de transcrição.

RNAEtapas da expressão gênica ou genética

Ribozimas

As proteínas enzimáticas formadas por RNA são chamadas de ribozimas. Essas enzimas estão relacionadas com a síntese de proteínas nas células.

Sua principal função é acelerar a velocidade de algumas reações químicas permanecendo quimicamente intactas após a reação.

RNARepresentação do processo de síntese proteica que começa no núcleo e depois acontece no citoplasma

Saiba mais sobre a Proteínas e a Síntese Proteica.

Diferença entre DNA e RNA

Tanto o DNA quanto o RNA são materiais genéticos responsáveis pela transmissão de caracteres hereditários.

O DNA (ácido desoxirribonucleico) é uma molécula que carrega toda a informação genética de um organismo e está presente no núcleo das células de todos os seres vivos.

Tem como função transmitir as informações genéticas para o RNA. Em relação à pentose que contém, o RNA é formado por uma ribose, enquanto o DNA por uma desoxirribose.

RNAEstrutura das pentoses de RNA e DNA

Em relação ao tamanho, o RNA é menor que o DNA. Isso porque o RNA é formado por uma cadeia simples (ou seja, uma única fita), enquanto o DNA é composto de uma dupla hélice. Assim, o RNA é formado a partir de uma fita do DNA.

Quanto à estrutura do DNA e do RNA, elas são semelhantes, no entanto, o filamento de DNA é formado pelas seguintes bases nitrogenadas:

  • Adenina (A)
  • Guanina (G)
  • Citosina (C)
  • Timina (T)

RNAComparação entre uma molécula de DNA (fita dupla) e uma de RNA (fita simples)

OBS: No RNA a timina é substituída pela uracila.

Saiba mais sobre as diferenças entre DNA e RNA.

Você Sabia?

O Retrovírus da Aids, o HIV, é formado por RNA. Sendo assim, sua informação genética está na forma de RNA.